“Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham bom ânimo! Eu venci o mundo”.
(João 16:33)
Leia 2 Coríntios 1: 8-11
Muitas pessoas veem o desânimo e a decepção como se fosse a mesma coisa, mas há uma pequena diferença. A decepção é uma resposta emocional a uma expectativa frustrada, ao passo que o desânimo, ou desespero, geralmente vem de uma desilusão prolongada ou de dificuldades contínuas.
Uma vez que não podemos experimentar o sucesso perfeito em um mundo decaído ou evitar o sofrimento, não há como evitar todas as decepções na vida. No entanto, não temos que ceder ao desânimo. Com a perspectiva correta de Deus e Sua soberania sobre nós, podemos evitar sentimentos de desespero. Quando Deus, em Sua providência, permite o fracasso e o desapontamento, isso é parte de Seu plano perfeito, e Deus promete usar nosso fracasso para o bem (Romanos 8:28).
Se tivermos confiança em nós mesmos e no que podemos realizar, sempre ficaremos decepcionados. O único remédio verdadeiro para o desânimo é colocar nossa esperança em Deus. Só Deus pode nos dar coragem para perseverar, mas devemos estar dispostos a olhar além do “imediato” para o “eterno”.
O Senhor deseja que tenhamos sucesso, mas não necessariamente em nossos esforços autossuficientes. Em vez disso, que todos possamos vencer o desespero e a decepção por confiar e depender de Deus.
(Charles Stanley)
ORAÇÃO: Deus Pai, entregamos ao Senhor nossas decepções e desânimos, reconhecendo que no Senhor encontramos força e esperança. Ajuda-nos a confiar no Teu plano perfeito, mesmo quando enfrentamos fracassos e desafios. Dá-nos coragem para perseverar e olhar além das dificuldades imediatas, firmando nossos olhos na Tua eternidade. Amém