“Você pode pensar que tudo o que você faz é certo, mas o SENHOR julga as suas motivações”
(Provérbios 16: 2)
Leia Apocalipse 3:1-6
A carta de Cristo a Sardis foi escrita a uma igreja que tinha um problema de imagem. A igreja estava morta, mas exteriormente parecia estar viva, devido ao seu brilhante passado e às boas obras que praticavam.
Temos a tendência de medir a saúde de uma igreja por todas as atividades observadas nela, mas Deus olha além das palavras, olha para a motivação.
Apocalipse 3: 1 diz: “… Eu sei o que vocês estão fazendo. Vocês dizem que estão vivos, mas, de fato, estão mortos”.
Cristo disse à essa igreja que suas ações não “atendiam aos requisitos” de Deus (Apocalipse 3: 2). Em outras palavras, elas não estavam sendo realizadas por amor e obediência a Deus.
Nossos motivos são importantes para Deus! Será que praticamos obras para parecer bem aos olhos de outros, para vencer nossos sentimentos de culpa ou por um senso de dever?
Embora a demonstração exterior de nossas ações leve as pessoas a pensar que estamos comprometidos, vivos e vibrantes, essas ações não enganarão a Deus que conhece o nosso coração! Pense nas palavras de Deus:
“… Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração” (1 Samuel 16: 7)
Cristo diz aos poucos cristãos remanescentes em Sardis para acordar, reunir forças, lembrar do que aprenderam; do que ouviram e obedecer firmemente
(Apocalipse 3: 2-3).
Seguindo esse modelo, podemos ter a certeza de que nossas vidas estão centradas em Deus e que nossas motivações são puras e santas.
(Our Daily Bread – Kevin Gregory)
ORAÇÃO: “Senhor, Tu me sondas e me conhece. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Cercas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. A palavra ainda não chegou à minha língua, e Tu, Senhor, já a conheces inteiramente. Vê se em minha conduta algo Te ofende e dirige-me pelo caminho eterno”. Amém!
(Salmos 139:1-4; 24)
“Ele respondeu: “Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: “’Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’. Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens”. E disse-lhes: “Vocês estão sempre encontrando uma boa maneira de pôr de lado os mandamentos de Deus, a fim de obedecerem às suas tradições!”
(Marcos 7:6-9 )
Espírito Santo, o Senhor que examina os corações, as palavras e as ações, revela a cada uma de nós as áreas que ainda estão encobertas ao nosso entendimento, da-nós convicção das áreas de comportamentos falsos, ou erróneos diante da verdade de Cristo. Traz-nos ao arrependimento e busca de perdão. Apruma os nossos passos para que quando finalmente estejamos face a face com o Senhor, não tenhamos o desabor de ver as “nossas obras” desaparecerem pelo fogo da verdade e percebermos que os talentos que o Senhor nos deu foram desviados para nos trazer glória e uma imagem falsa de santidade. Ajuda-nos a buscar a verdadeira purificação e transformação de caráter através do estudo da Sua Palavra e comunhão constante com o Senhor em oração. Em nome de Jesus, nosso Salvador. Amém!