“Ame seus inimigos! Faça o bem a eles … vocês realmente estarão agindo como filhos do Altíssimo ”.
(Lucas 6:35)
Em Lucas 6, Jesus nos dá uma ordem: “A vocês que estão dispostos a ouvir, eu digo, amem seus inimigos! Faça o bem para aqueles que te odeiam. Abençoe aqueles que o amaldiçoam. Ore por aqueles que o machucaram … Se você ama apenas aqueles que o amam, por que deveria receber o crédito por isso? Até os pecadores amam aqueles que os amam! … Ame os teus inimigos! Faça o bem a eles … e você estará realmente agindo como filho do Altíssimo, pois Ele é bom para aqueles que são ingratos e iníquos. Você deve ser compassivo, assim como seu Pai é compassivo”. (Lucas 6:27-36).
Mais tarde, vemos Jesus colocar esse comando em ação da maneira mais poderosa. Quando Jesus estava morrendo na cruz, exausto, humilhado e em dores terríveis, Ele orou por todos que colocaram Ele na cruz: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). Em meio a Seu sofrimento inimaginável, Jesus permaneceu fiel à vontade de Deus, amando Seus inimigos, fazendo o bem àqueles que O odiavam e orando por aqueles que O feriram. Precisamos lembrar o modelo de perdão de Jesus e trabalhar para perdoar quando alguém nos faz mal.
[Também precisamos lembrar que, se alguém nos machucou ou nos colocou em perigo, é importante procurarmos ajuda].
O perdão é um processo e, provavelmente, no início não virá para nós naturalmente. Quantas vezes guardamos rancor ou ficamos irritados quando alguém não abriu a porta para nós, ou usou nossa caneca favorita, ou se sentou em “nosso” lugar na igreja? Vamos começar o processo atendendo a essas irritações menores com perdão e trabalhar nosso caminho em direção a um coração como o de Cristo.
Há algum rancor ou mágoa a que você se apega? Escreva uma lista de todos que você puder lembrar. Pense na oração de Jesus na cruz e use-a para inspirá-lo a começar a perdoar cada pessoa envolvida e orar por ela.
(UCB – Word For Today)
ORAÇÃO: Senhor Deus Pai, perdoe os meus pecados e me ensine perdoar aqueles que me ofenderam, assim como o Senhor me perdoou. “Examine, ó Deus, o meu coração, veja se há alguma mágoa, alguém que não perdoei… Prova-me e conhece os meus pensamentos e emoções. Veja se há em mim algum pecado e oriente-me para que eu ande pelo caminho da vida eterna”. (Salmos 139:23-24). Amém!