“Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nEle, arraigados e edificados nEle e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, transbordando de gratidão”.
(Colossenses 2:6-7)
Os cristãos geralmente associam a fé à sua experiência de salvação, e com razão. Crendo em Cristo, entramos em um relacionamento com Ele. Mas não termina aí – depois dessa decisão inicial, vem uma vida inteira caminhando com Ele.
Como a palavra andar é usada para descrever comportamento e conduta, podemos concluir erroneamente que, após a salvação, a vida cristã tem tudo a ver com desempenho. Mas os versículos de hoje afirmam claramente que andamos com Cristo da mesma maneira que O recebemos – pela fé. Isso significa que depositamos nossa confiança nEle em todas as circunstâncias da vida. Para nos ajudar a entender melhor, o apóstolo Paulo usa algumas frases em Colossenses 2:7 que descrevem como a confiança em Deus cresce:
1) “Tendo sido firmemente enraizados” – No momento da salvação, os cristãos são plantados em Cristo. À medida que nos ancoramos no Senhor, nossas raízes se aprofundam, atraindo dEle nutrição espiritual.
2) “Sendo edificado nEle” – por meio da obediência, a vida do cristão é edificada sobre o fundamento do Salvador. Deus quer que escolhamos materiais de construção preciosos e valiosos que durarão até a eternidade. (1Coríntios 3: 10-15).
3) “Estabelecido em sua fé” – Quando começamos a entender mais sobre o Senhor e como Ele opera, nossa confiança nEle cresce. Então, experimentamos estabilidade, mesmo nos ventos da adversidade.
Em nossa sociedade orientada para objetivos, é fácil esquecer que andar em Cristo é um processo. Enquanto estamos na terra, nunca “chegamos”, mas somos “lentamente transformados ao longo do caminho”.
Ao confiarmos no Senhor, nossos corações transbordarão de gratidão por todas as Suas bênçãos e pela estabilidade que Ele nos oferece em todas as circunstâncias.
(Charles Stanley)