“O Senhor deu e o Senhor tirou; louvado seja o nome do Senhor”.
Jó 1:21
Ler Jó 1: 6-12 e 20-22
Carol não conseguia entender por que tudo isso estava acontecendo de uma vez só. Como se o trabalho não fosse ruim o suficiente, sua filha fraturou o pé na escola e ela mesma teve uma infecção grave. O que eu fiz para merecer isso? Carol se perguntou.
Tudo o que ela podia fazer era pedir força a Deus. O livro de Jó nos conta que, Jó também não sabia por que a calamidade o havia atingido tão duramente — dor e perda muito maiores do que as que Carol experimentou.
Não há indicação de que Jó estivesse ciente da batalha, no plano espiritual, por sua alma. Satanás queria testar a fé de Jó, alegando que ele se afastaria de Deus se perdesse tudo (Jó 1:6-12). Quando o desastre aconteceu, os amigos de Jó insistiram que ele estava sendo punido por seus pecados. A punição não era a causa, mas Jó deve ter se perguntado: Por que eu?
O que Jó não sabia era que Deus havia permitido que isso acontecesse.
A história de Jó oferece uma lição poderosa sobre sofrimento e fé. Podemos tentar descobrir a razão por trás da nossa dor, mas talvez haja uma história maior por trás – nos bastidores – que por toda a nossa vida não vamos entender.
Como Jó, podemos nos apegar ao que sabemos, que Deus está no controle total.
Não é algo fácil de dizer, mas em meio à sua dor, Jó continuou olhando para Deus e confiando na soberania de Deus: “O Senhor deu e o Senhor tirou; que o nome do Senhor seja louvado”
(Jó 1: 21).
Que nós também continuemos confiando em Deus, não importa o que aconteça — e mesmo quando não entendemos.
(Pão Diário – Leslie Koh)
ORAÇÃO: Querido Pai, não entendo por que alguns dos desafios da vida acontecem comigo. Mas eu escolho confiar no Senhor. Em nome de Jesus. Amém!
PODEMOS TENTAR DESCOBRIR A RAZÃO POR TRÁS DA NOSSA DOR, MAS TALVEZ HAJA UMA HISTÓRIA MAIOR POR TRÁS – NOS BASTIDORES.