“Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois Aquele que prometeu é fiel.”
(Hebreus 10:23)
Leia Neemias 2: 11-20
Não importa qual seja nossa posição na vida, todos nós, em algum tempo, nos deparamos com decepção – e isso pode rapidamente nos levar ao desânimo.
A decepção é simplesmente uma resposta emocional a uma expectativa ou esperança fracassada, seja porque os planos deram errado ou alguém não correspondeu. Mas o desânimo é um estado da mente em que ficamos com o coração abatido e perdemos a confiança em Deus, em nós mesmos ou nos outros.
Quando Neemias chegou a Jerusalém, seus habitantes estavam desanimados – a muralha da cidade havia sido destruída, deixando-os vulneráveis aos inimigos, e havia obstáculos significativos para a reconstrução. Mas Neemias os encorajou a começar a construção, explicando que o Senhor havia mostrado favor a ele ao mover o coração do rei persa para aprovar o projeto. A confiança de Neemias em Deus substituiu o desespero e letargia do povo pela esperança de sucesso e motivação para trabalhar diligentemente.
Temos uma escolha: ficar desapontado e aceitar nosso desânimo ou – como Neemias – focar no Senhor, que é maior do que qualquer problema que enfrentamos.
Embora os obstáculos e decepções possam permanecer, a Palavra de Deus muda nossa esperança para Suas promessas, bons propósitos, fidelidade comprovada e suficiência (Romanos 15: 4). Com a força de Deus, podemos perseverar.
(In Touch)
ORAÇÃO: Senhor livra-nos de colocar nossas expectativas em coisas erradas e nos decepcionar. Ajuda-nos a desejar que Sua vontade se realize em nossa vida, no tempo do Senhor. Renova a nossa esperança durante o período de espera e leva-nos ao lugar de descanso pela consciência de que não estamos sozinhos, temos o Senhor que nos acompanha todos os dias. Amém